segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Como estudar de forma mais eficiente? Parte 1 - sono

Olá,
Como será que vocês estão estudando  para concursos? Qual a sua fórmula? Está funcionando? Você conhece mapas mentais? Fichas? Flash Cards? Sabe como organizar as suas revisões? Tem um cronograma organizado? Estuda por ciclos? Conta as suas horas líquidas de estudo? Como está seu sono? Você se alonga antes de estudar e nos intervalos? O que te "atrapalha"?
Muitas perguntas, não? Irei abordar esses temas com certa profundidade no decorrer dos dias.
Começarei pelo sono... Dormir bem é essencial para que o tema estudado no dia fique bem guardado na nossa cabeça, e entre para a memória de longo prazo. Se você tiver insônia, sugiro que adote um ritual de relaxamento antes de dormir... Tome um banho quente, se possível com óleo essencial de lavanda, beba um chá de camomila adoçado com mel, feche a televisão, saia da internet, deixe seu quarto o mais silencioso possível... Não funcionou? Inclua algum tipo de meditação e/ou oração ao deitar. Seu ambiente é muito barulhento? Use um abafador de ruído. Tem muita luz no seu quarto? Use uma máscara para dormir.
Além disso, ser fisicamente ativo, também ajuda a dormir.
 Tudo isso não resolveu? Vá a um médico. Veja se há algum problema de saúde.
Enfim, vamos dormir melhor, para memorizar mais o que estudamos... Afinal, de que adianta não dormir, se o estudo feito nessas condições será em vão?







Nenhum comentário:

Postar um comentário